Nascemos com talentos, mas se não os desenvolvermos acabamos por desperdiçar nossos recursos pessoais. Em qualquer circunstância, o que acontece quando recursos são desperdiçados?
Pense no desperdício de água… leva a escassez. Pense no desperdício de energia… entre outras consequências, leva à mudança climática. Pense no desperdício de papel… leva à destruição das nossas florestas. Eu poderia continuar a citar exemplos até cansar! O que todos estes desperdícios têm em comum? Todos levam ao desequilíbrio de algum sistema.
Então vamos voltar para o desperdício de Talentos. Quando não os desenvolvemos estamos desperdiçando recursos, o que consequentemente levará ao desequilíbrio do indivíduo.
Tomemos como exemplo uma pessoa com um Talento para se comunicar, mas que não desenvolve uma linguagem como a fala, a escrita, a música ou a arte. Por não desenvolver a linguagem ela é mal compreendida o que pode levá-la a evitar de se comunicar no futuro por medo, por exemplo. Ao não investir em seu talento ela passa a reprimir seu ímpeto de se comunicar. Mas existe algo interno que a compele. Como uma panela de pressão cuja válvula de escape foi danificada, ela explode e causa sérios danos.
Em um ambiente profissional isso pode ser extremamente danoso à carreira do indivíduo, sem contar as consequências para sua realização pessoal e bem-estar de modo geral.
É fundamental identificarmos nossos talentos. É preciso tomar posse deles e desenvolvê-los ao máximo. Só assim é possível sermos a nossa melhor versão!