Na verdade, motivação é balela, besteira, bobagem. Porque mesmo quando fazemos o que gostamos muitas vezes não temos a tal da motivação para fazer as pequenas coisas que melhorariam nossa qualidade de vida.

Sempre temos ideias incríveis e achamos que só o que falta para implementá-las é motivação. Mas na verdade o ser humano nunca terá uma predisposição para fazer coisas que são desconfortáveis, assustadoras ou difíceis porque o nosso cérebro é programado para nos proteger, garantir a nossa sobrevivência e nos afastar daquilo que percebe como perigoso.

Para mudarmos um hábito, empreender, ou para realizar tudo o que queremos em nossa vida teremos que fazer coisas difíceis, incertas e assustadoras. Então ao sentirmos essas emoções negativas, num micro instante, a hesitação entra em ação e manda um sinal de estresse para o cérebro. Imediatamente temos um desejo incontrolável de não fazer nenhuma dessas coisas. O cérebro usa mil truques para nos proteger, um exemplo disso é o efeito holofote onde o cérebro amplifica a nossa percepção de risco para forçar que nos afastemos de algo que possa nos causar algum constrangimento.

Quando a vida vai mal, quando estamos desempregados, com dívidas e nossos planos falharam… quando sentimos medo, ciúmes e uma enxurrada de emoções… é então que tudo dá errado. Nossos relacionamentos desandam e passamos a não sentir vontade nem de sair da cama! Começamos, com micro atitudes, uma atrás da outra, a formar uma bola de neve.

Como no momento em que decidimos não levantar quando o despertador toca, ou não comemos de forma saudável, ou brigamos com o cônjuge, ou não falamos sobre nossa ideia naquela reunião no trabalho, ou não procuramos por um emprego, ou não lidamos com nossos problemas financeiros, ou não ligamos para nossos pais… Não importa qual sejam essas ações, de repente percebemos que a nossa vida é completamente diferente do gostaríamos que ela fosse. E perguntamos: Com foi que cheguei aqui? Como faço para sair dessa? Como vou me realizar, e resolver estes problemas que parecem intransponíveis?

Um truque simples

Precisamos interromper este ciclo vicioso, este hábito inconsciente de duvidar de nós mesmos. Precisamos trazer à consciência a necessidade de ação antes da dúvida surgir. Precisamos usar uma estratégia de metacognição, ou seja pensar sobre o que estamos pensando. Um truque simples é fazer uma contagem regressiva de 5 segundos.

Ao contar de trás para frente interrompemos a dúvida sobre nós mesmos, a procrastinação, a reatividade contra as pessoas, o impulso de comer mais um doce ou tomar mais um drink e acionamos o córtex pré-frontal que é responsável pelo aprendizado de coisas novas e novos hábitos. Ao chegarmos ao final da contagem, ao UM, nosso cérebro recebe um aviso de que estamos prontos para agir e isso força uma troca de marcha, uma mudança de atitude que nos prepara para o sucesso.

Este é o primeiro passo para mudarmos tudo! Este pequeno instante onde tomamos as rédeas da vida e obtemos autonomia sobre a nossa vida.

Rituais de início

Esses rituais de início preparam nosso estado de espírito para enfrentar algo novo e assustador. São ferramentas necessárias que transformam a necessidade de motivação num hábito. Ao transformarmos o ato de começar algo novo em um ritual, deixamos de precisar da intangível motivação e automatizamos nossa ação.

Por exemplo:

  • Começar o dia ouvindo música ou fazendo uma breve meditação;
  • Dedicar alguns minutos para definir as prioridades do dia;
  • Fazer pausas para interagir com as pessoas à sua volta;
  • Aprender algo novo;
  • Encarar um desafio novo por dia;
  • Relacionar-se bem com sua equipe;
  • Ter metas;
  • Descobrir seus talentos, pois quando fazemos algo bem, isso nos dá segurança.
Como conseguir motivação para o seu dia a dia
Classificado como:    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá!
Posso ajudar? Fale por WhatsApp!