“Como definir metas” pode virar uma discussão filosófica de extrema profundidade. Fica do ladinho de questões como o “propósito da vida”, “de onde viemos” e “para onde estamos indo”. Esse estresse ligado às definições mais importantes da vida pode até bloquear a nossa capacidade de definir os pequenos passos que levam às grandes realizações.

Sabemos que: “mirar em nada leva ao nada, sempre!” Então vamos começar com:

5 passos para realizar suas metas

Existem 5 regras que ajudam garantir que suas metas sejam realizáveis.

1º Defina metas que te motivam

Um bom começo para descobrir o que te motiva é fazendo essas três perguntas:

  1. Quais experiências quer ter?
  2. O que gostaria de aprender?
  3. Como vai contribuir com sua comunidade ou seu entorno?

Quando você define metas que te inspiram significa que elas são importantes para você e que existe valor em alcançá-las. Se não tiver interesse na obtenção dos resultados, ou se as metas forem irrelevantes dentro do contexto maior da sua vida, a chance de cumprir a meta é remota.

Para ter foco, trace metas que sejam de alta prioridade para sua vida. Por outro lado, metas em excesso dispersam sua atenção e sua dedicação. Você precisa sentir urgência na realização dos objetivos traçados para poder transformá-los em realidade.

Uma dica: Para ter certeza de que a meta é motivadora escreva o porque ela é valiosa e importante. Pergunte-se: “Se eu fosse vender a ideia para alguém qual seria o argumento que eu usaria para convencer as pessoas de que esta meta vale a pena?”

2º Use a técnica SMART

Você já deve ter ouvido falar dessa técnica, mas você tem certeza que sempre a usa?

Defina metas eSpecíficas

As metas precisam ser claras e bem definidas. Metas gerais ou vagas não ajudam, pois não oferecem uma direção clara. Metas precisam mostrar o caminho. Então você precisa se dar direções claras e fáceis para que consiga chegar ao destino.

Defina metas Mensuráveis

Quantidades exatas ou datas podem ajudar a medir o sucesso de uma meta. Se a sua meta for simplesmente “reduzir despesas” como saberá se atingiu o objetivo? No entanto se em um mês você reduzir 10% das despesas, você terá como medir se atingiu ou não o que se propôs. Sem uma maneira de medir o seu sucesso você não terá como comemorar quando realmente alcançar algo importante.

Defina metas Alcançáveis

Certifique-se de que seja possível alcançar a sua meta. Caso contrário, quando falhar, perderá confiança em si mesmo. Mas as metas não devem ser fáceis demais ou não terão valor. Metas realistas e desafiadoras são o equilíbrio perfeito, pois ajudarão você a se aprimorar e trarão satisfação ao serem cumpridas.

Defina metas Relevantes

Metas devem ser relevantes levando você na direção certa. Devem permitir que você progrida no cumprimento daquilo que deseja para a sua vida e sua carreira. Alinhando suas metas com este propósito maior ajuda a manter o foco. Metas variadas, dispersas ou inconsistentes fazem você perder tempo.

Defina metas com Tempo definido para serem realizadas

Metas devem ter um tempo certo para serem cumpridas. Isso significa que você sabe quando poderá comemorar o sucesso. Quando você trabalha com um prazo definido o sentimento de urgência aumenta e a realização acontecerá mais rápido.

3º Escreva suas metas num papel

A ação física de escrever num papel uma meta a torna real e tangível. Não temos nenhuma desculpa para ignorar ou esquecer. Além disso escreva no imperativo: “eu vou” ao invés de “eu gostaria de”. Usando o imperativo você cria frases que têm poder e você consegue enxergar a si próprio na ação.

Dica: A frase deve ser positiva, por exemplo, “Eu vou reter todos os novos funcionários” ao invés de “Eu vou reduzir a rotatividade de funcionários”. A primeira frase motiva enquanto a segunda não é absoluta e tem uma válvula de escape: mesmo que alguns funcionários saiam da empresa você ainda alcança a meta.

Coloque sua lista de metas em algum lugar visível para lembrar todos os dias do seu propósito.

4º Crie um plano de ação – Desenvolva um sistema

A meta dá direção, mas mais importante que a meta é o desenvolvimento de um sistema para atingí-la. Este é um passo fundamental que muitas vezes ignoramos no processo. Ficamos tão concentrados e atingir os resultados que esquecemos de planejar os passos necessários para alcançá-los e de curtir a jornada que vamos seguir. Se anotarmos cada passo necessário para atingir uma meta e formos ticando cada um na medida que o cumprirmos vamos nos conscientizar do nosso progresso. Mas ainda mais eficaz é criar hábitos diários que reforçam a direção que estamos seguindo.

Por exemplo: Quer escrever um livro? Não se preocupe com o resultado final. Programe-se para escrever todos os dias por uma hora. Seja constante e não julgue a qualidade ou quantidade do que está fazendo. Escreva…. escreva… escreva… todos os dias por uma hora! A rotina será incorporada em seu ser e trará prazer diário do cumprimento do dever. Aos poucos este hábito se transformará em um, dois ou mais livros, mas você terá desfrutado do prazer diário e não só o prazer momentâneo de cumprir uma meta.

5º Não desista

A definição de metas é uma atividade contínua e não apenas um meio para um fim. Crie lembretes para se manter focado, reserve na sua agenda tempo específico para dar manutenção e re-alinhar suas metas. O destino pode permanecer o mesmo, mas com o tempo os passos para atingí-lo podem mudar. Esta é uma tarefa que deve sempre permanecer em alta prioridade.

3 perguntas para começar a definir metas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá!
Posso ajudar? Fale por WhatsApp!