A maioria das pessoas não sabe o que é coaching, e muito menos que TODO MUNDO precisa de um coach! Um dos motivos é não saber como funciona um processo individual de coaching.

Precisamos estabelecer que coaching não é terapia. Assim, não vamos nos preocupar com seu passado. A única exceção será quando algum contexto seja necessário para entendermos o presente e traçarmos planos para o futuro. O primeiro passo de um processo de coaching é entender o que está dando certo agora.

Outro ponto importante é compreender que mesmo Bill Gates (Microsoft) e Eric Schmidt (Google), que são bilionários e CEOs estabelecidos, têm um coach. O coach não corrige o que está errado. Ao contrário ele garante que você obtenha sucesso e que seu sucesso continue. Todo artista, atleta e profissional de sucesso tem um coach. O coach é aquela pessoa que, acima de todas as outras, ajudará você olhando para sua trajetória de uma forma objetiva e desapaixonada. Fará perguntas como “Foi esta a sua intenção?”, “Foi isso que quis dizer?” O coach poderá identificar possíveis desvios de trajeto, poderá dar uma opinião sincera e olhará para sua vida de uma perspectiva diferente. Isso é umas das coisas que ninguém consegue fazer sozinho: olhar para a própria vida como os outros os vêem. É nisso que um coach pode ajudar.

Como funciona, especificamente, um primeiro processo de coaching? Podemos definir o processo em 3 passos:

1º passo – Identificar

Tudo começa com o teste online que foi desenvolvido ao longo de 40 anos com mais de 2 milhões de pessoas entrevistadas na metodologia Clifton StrengthsFinder. Com este teste vamos mapear as suas áreas de talentos.

2º passo – Valorizar

Em seguida, vamos analisar como funciona cada talento e como eles afetam seu dia a dia e seus relacionamentos para perceber quais são latentes e quais são pontos fortes. Com isso vamos valorizar a forma com que encara suas atividades.

3º passo – Direcionar

Finalmente, através da definição de uma meta ou de um projeto vamos direcionar suas energias, reforçadas pelos seus Pontos Fortes, para alcançar seu objetivo.

O que acontece depois do processo?

Um processo de coaching precisa ter uma meta e um prazo definido. O objetivo principal é dar ferramentas para que você possa seguir caminho e atingir seu destino. Este é apenas o início do trabalho de um coach. A partir do momento que você tem uma trajetória traçada o coach passa a ser um trusted advisor ou um conselheiro de confiança, que conhece seus anseios e que continua olhando para sua vida com uma perspectiva diferenciada.

A partir deste momento os encontros não precisam mais ser semanais, mas o coach continua à sua disposição. Quando uma nova transição de vida ocorrer, um novo objetivo surgir, ou algo fundamental precisar de atenção, sempre se pode intensificar o trabalho de organizar as ideias com um novo processo, mas dessa vez com aprofundamento ainda maior!

Um ótimo exemplo de um trusted advisor é o papel Wendy Rhoades da atriz Maggie Siff na série Billions exibida pelo Netflix. Dramas, crises e ética à parte (afinal sem isso a série seria muito chata), a personagem acompanha o desempenho de uma equipe de traders na infame empresa AxeCapital. Seu papel é garantir que todos trabalharão seus picos de excelência.

Veja o que Bill Gates e Eric Schmidt pensam:

Como funciona o coaching?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá!
Posso ajudar? Fale por WhatsApp!