pequenas vitórias

Qualquer uma dessas atitudes vai instantaneamente te deixar animado…

Eu poderia começar polidamente perguntando se você dispõe agora de dois minutos. Mas eu já sei a resposta. É claro que você tem dois minutos para investir em si mesmo. Eu tenho, você tem, todo mundo tem dois minutos livres, pelo menos uma vez ao dia. E se você não pode (ou não quer) investir dois minutos em você mesmo (cara, são só dois minutos!), você tem um problema grave e não é este tempinho livre que vai te ajudar.

Se é este o seu caso você está precisando de uma reconfiguração estratégica da sua vida como um todo e, mais do que ninguém você está precisando de coaching. Então aproveite e cave, arranque, arranje, crie ou, se for preciso, roube dois minutos para você mesmo agora.

O protocolo de David Allen

Eu sigo David Allen pela internet inteira. O site Getting Things Done é um dos meus pontos frequentes de parada. Ele defende um protocolo de produtividade afirmando que qualquer tarefa que possa ser executada em dois minutos ou menos, deve ser realizada imediatamente. Fácil de entender: faça a “coisa” e tique mais um item da sua “to do list”. Exemplo: uma resposta direta de email? Escreva já. Uma rápida troca de informações por WhatsApp? Faça já. Um telefonema para esclarecer um pequeno detalhe com um cliente? Ligue já. Deu para entender?

Resolva todos aqueles pequenos detalhes antes que eles virem problemas e comecem a gerar estresse. Lembre que estresse pode ser definido como “um problema não resolvido”. Já passou da hora de rompermos amizade com a ansiedade. Ela, como amiga, não presta. Nem vou falar da tia dela, a procrastinação… desgraça de a(ini)miga!

Uma expressão que eu gosto, e pela qual pauto minha vida, é “dê passinhos de bebê”. No exemplo extremo: quero construir um edifício com 100 andares. Já imaginou tudo o que seria preciso planejar, decidir e implementar para que isto fosse realizado? É fácil a gente se sentir oprimido pelo gigantesco volume de decisões e ações a serem tomadas. Esta opressão com frequência leva à paralisia ou ao que Jocko Willink chama de “fadiga derivada de decisões paradoxais”.

Travamos e não conseguimos avançar, recuar ou decidir nada. Mas se pensarmos unicamente no primeiro passo a ser dado, sem pensar em tudo o que vem depois, é fácil dar este passo. Pegando carona no exemplo anterior: pedir para os amigos do Facebook uma recomendação de um arquiteto para começar a conversar sobre o projeto do edifício. Assim, passo a passo não dói.

Pereaí!

Não quero dizer com isso que não devemos planejar nossas atividades, nossa carreira e nossa vida pessoal. Entre meus talentos dominantes eu conto sempre com a ajuda do Estratégico e o mero pensamento da falta de planejamento me dá urticárias. Estou falando aqui do processo de tomada de decisões e do fato de que, às vezes, nos deixamos afogar em milhares de decisões e pequenos atos quando na verdade só precisamos tomar uma atitude. Uminha só.

Outro exemplo: preciso melhorar minha saúde. Mas para isso acontecer eu preciso comer melhor, ir ao mercado, comprar alface, tomate, cenoura, brócolis, acabar com todo o sorvete da geladeira, parar de beber cerveja, achar um endocrinologista, implementar uma dieta, achar uma academia, ir na academia, discutir um plano de pagamento, assinar um contrato, fazer a primeira série… e assim por diante, ad nauseam levando à paralisia. Mas lembra que, inclusive, a primeira decisão, até já foi tomada? – Preciso cuidar da saúde. Vou achar uma academia perto da minha casa. Pronto. Passinhos de bebê. Um de cada vez. Com calma.

Com frequência, lá do fundo do poço, fica difícil achar a saída. Transpor o cipoal de decisões e incertezas. Mas não importa onde você esteja. O que interessa é saber achar e reconhecer aquelas micro tarefas que David Allen recomenda que sejam feitas imediatamente. A sensação de produzir algo, a certeza do início, realização e conclusão de uma tarefa elimina a paralisia. Tenha certeza: a segunda tarefa, terá ainda mais gostinho de vitória.

Que tal essas pequenas vitórias?

  1. Ache uma academia.
  2. Confira sua agenda e ache um dia para visitar uma academia.
  3. Beba um copo de água – fácil né? Então faça. Agora.
  4. Levante da cadeira (ou sofá, ou cama, ou onde quer que você tenha estacionado seu corpo), feche os olhos e dê a mais completa e longa espreguiçada que você já deu na sua vida. Tenho quase certeza que no final você vai dar uma bocejada daquelas de encher os olhos de água.
  5. Inspire profundamente… segure por três segundos… esvazie os pulmões completamente… relaxe… repita. Pode ser consorciada com a tarefa 3.
  6. Levante e vá até a cozinha. Olhe para fora, repita a tarefa 4 e volte. Na verdade, instale no seu computador ou telefone o aplicativo Pomodoro e siga religiosamente a paradas indicadas. Leia aqui o que é o aplicativo e como ele funciona.
  7. Faça uma lista com 10 itens de alternativas saudáveis antes de ir no mercado.
  8. Se você está em um ambiente que permite este tipo de liberdade, faça uma flexão de braço (UMA, pô!). Ou uma prancha por um minuto. Ou cinco polichinelos. Ou cinco agachamentos. Sabe o que mais? Se você está em um ambiente que não permite este tipo de atitude, faça assim mesmo. Às vezes é gostoso e revitalizante desafiar “o sistema”.
  9. Você já está matriculado em uma academia? Então, na noite anterior, já deixe separada a roupa que vc vai usar amanhã. Elimine desculpas ou entraves.
  10. Vá lá para fora. Faça como pessoas tipo Tim Ferris e adote a “terapia estrelar”: saia de casa ou vá até uma janela e olhe para o céu. Está azul? Está cinzento? Não importa. Bem lá em cima tem um monte de estrelas. E elas estão sempre lá. E, diga a verdade: são lindas.
  11. Você absolutamente não abre mão de ouvir música enquanto corre na esteira? Faça uma “playlist” com suas músicas favoritas. Pare de olhar para a televisão na parede da academia exibindo o Louro José ou o Jornal da Nacional. Crie sua própria atmosfera.
  12. Monte um cardápio para as refeições de amanhã.
  13. Faça uma “aposta invertida” com um amigo. Estabeleçam metas para serem cumpridas na academia – tipo correr um total de 20 km ao longo de uma semana na esteira. Quem perder tem que fazer uma contribuição financeira para aquele político corrupto investigado pela Lava Jato e que ainda não foi preso. Pode ter certeza que vai ser doído escrever aquele cheque e você vai fazer o possível para evitar isto.
  14. Deixe pronta, do lado da porta de casa, a sua sacola com tudo o que você usa na academia. Pode (e deve) ser feita em conjunto com a tarefa 9.
  15. Coma uma cenoura baby. Ou duas. Ou três. Melhor se realizada com a tarefa três.
  16. Não me queira mal mas… lave a louça na cozinha.

Para ler este texto você já investiu mais do que dois minutos em você mesmo. Legal! Agora pare de ler e ataque uma das tarefas acima. AGORA!

16 Pequenas Vitórias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá!
Posso ajudar? Fale por WhatsApp!