Desenvolver Talentos faz o que é bom se tornar excelente.

Não sei se foi minha criação católica, se isso é uma característica ocidental, ou se é simplesmente uma tradição familiar, mas fui educado para buscar aquilo que é difícil na ilusão de que atingir uma meta inalcançável é muito mais recompensador. Com este esforço todo em busca de corrigir defeitos (como minha dificuldade com a matemática) muito tempo, dinheiro, sangue, suor e lágrimas foram derramadas para tentar me fazer um gênio da matemática. Qual o resultado? Aprendi o suficiente para sobreviver, mas jamais seria capaz de encontrar a equação da reta tangente à curva num determinado ponto.

Com o foco e energia dedicados a corrigir defeitos, e não em desenvolver talentos naturais, muitas vezes ignoramos aquilo que nos é fácil. Minha capacidade de pensamento estratégico e de encontrar conexões entre fenômenos aparentemente não relacionados sempre me deu uma facilidade de planejar os próximos passos na vida, mas até relativamente pouco tempo atrás eu nunca havia me dedicado a estudar, formalmente, este assunto.

Imagine uma criança cuja criatividade e facilidade em determinada área se manifesta desde cedo. Com o passar dos anos os pais o direcionam para estudar assuntos “mais sérios” e o jovem acaba por deixar de lado aquela “brincadeira” de desenhar, escrever, montar um teatrinho na garagem ou até praticar determinado esporte. Como seria se, além da suas habilidades naturais, cada um tivesse sido encorajado a estudar disciplinas ou desenvolver técnicas específicas da sua área de habilidade predominante? Isso mesmo! Desenvolver talentos! A criança que desenhava poderia aprender perspectiva, técnicas e materiais. O menino que escrevia histórias sobre cachorrinhos falantes seria levado a praticar mais redação e técnicas narrativas. Todas as apresentações que a menina fizesse na garagem de seus pais teriam “paitrocínio” e “mãetrocínio”. E a criança que nadava bem teria acesso à uma piscina e, em pouco tempo, nadaria com a desenvoltura de um golfinho.

Quando falamos de Talentos na metodologia Gallup não estamos falando de meras capacidades técnicas e sim de habilidades naturais mais sutis como a capacidade de relacionar dados complexos ou de ver, onde mais ninguém vê, uma solução simples para uma situação difícil. Estes Talentos inatos nos oferecem uma perspectiva única de mundo que podem ser aplicados a qualquer trabalho ou profissão. No entanto, para serem efetivos, precisam ser cultivados e amadurecidos para que sejam transformados em Pontos Fortes.

Nossos Pontos Fortes amadurecidos fazem a gente se sentir bem dentro da nossa própria pele. Aumentam a auto-estima, trazem alegria ao nosso dia-a-dia e, por consequência, realização e desenvolvimento da excelência. Se eu tivesse me dedicado aos meus Talentos desde criança, provavelmente teria tomado algumas decisões diferentes na minha vida. A vantagem é que nunca é tarde para começar!

Seja sua melhor versão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá!
Posso ajudar? Fale por WhatsApp!