A palavra coach vem do inglês e na maioria das vezes remete ao técnico de um time esportivo. Inúmeros filmes americanos retratam o treinador como aquele que exige disciplina dos jogadores, impõe regras, e define o regime de treinamento do time. E é claro que o time sempre ganha no final! Mas numa situação profissional, empresarial, a função de um coach é um pouco diferente. Assim surge a pergunta: Qual a diferença entre um coach e um mentor?
Com muita frequência os termos coaching e mentoria são usados de forma intercambiável, pois ambos colocam ênfase no aprendizado e no desenvolvimento. Ambos são ferramentas importantes, mas o sucesso dos dois métodos é dependente de vários fatores como a cultura organizacional, o conhecimento, preparo e habilidades do mentor ou coach e o apoio oferecido pela empresa para o desenvolvimento de profissionais dentro do contexto da organização.
Coach
Existem inúmeras definições, mas a definição da mais respeitada instituição de regulamentação da profissão de coach é, talvez, a mais precisa:
“Coaching é um processo interativo que auxilia indivíduos e organizações a se desenvolverem mais rapidamente produzindo resultados mais satisfatórios, aprimorando a capacidade das pessoas em definir metas, em agir, em tomar melhores decisões e fazer uso completo do seu potencial natural.”
Esta definição resume tudo: é um processo e afirma que o coach ajuda a pessoa a se desenvolver. Fica claro que é o cliente quem traça seu plano baseado nas perguntas que lhe são feitas. O coach não dá respostas e muito menos sua opinião. O coach oferece apoio e propõe desafios para que o indivíduo olhe para as situações por um ângulo diferente. Ajuda a conduzi-lo para que encontre suas próprias respostas e soluções.
O Coaching é especialmente eficaz quando o indivíduo reconhece em si a necessidade de desenvolvimento, seja para alcançar um objetivo pessoal ou profissional, ou para lidar melhor com situações e problemas do momento. O coach será um parceiro que ajudará a identificar talentos e, no decorrer do processo, a descobrir o que o motiva e o que o desestimula (atitudes, preconceitos e premissas).
Importante notar que o coaching ajuda a desenvolver habilidades de liderança, de auto-gerenciamento e de processos de aprendizado, além de aumentar a resiliência e o auto-conhecimento. O que por sua vez aumenta a auto-confiança, a auto-consciência e a percepção do meio e das pessoas com quem se convive. Um processo de Coaching ajuda uma equipe a enxergar as situações de forma mais ampla e a considerar problemas que anteriormente teriam ignorado ou até falhado em identificar como importantes. Ajuda também na convivência mais eficaz entre colegas.
Mentor
A mentoria funciona de forma diferente. O mentor é uma pessoa experiente em alguma área específica, muitas vezes um colega sênior à pessoa mentorada. Em muitas empresas, pessoas assim são pareadas com funcionários menos experientes com o intuito de aumentar o potencial de desenvolvimento de carreira. Nestes casos, mentores costumam ser designados para acompanhar um funcionário que foi promovido para exercer pela primeira vez uma função de liderança. O mentor tem algumas, se não todas, as respostas sobre o assunto em questão e provê conselhos e respostas. O mentor é aquele que já esteve na situação e já encontrou a solução. Pode agir de forma mais direta e fornecer soluções quando apropriado.
Qual a diferença? Vejamos um exemplo:
Maria acaba de ser promovida. Na função de gerente, está com dificuldade de completar todas as suas tarefas no prazo.
Um coach faria perguntas para ajudar Maria a encontrar formas de usar seus Talentos para melhorar sua performance, gerenciar melhor o tempo, identificando ajustes que podem ser feitos para alcançar estes objetivos. Por exemplo: “Descreva um dia típico de trabalho no seu departamento. Maria, me ajude a compreender o que está atrapalhando seu processo de trabalho e impedindo que entregue suas tarefas no prazo. Como podemos ajustar sua rotina para acomodar estes desafios? O que aconteceria se você tentasse completar as tarefas de uma forma diferente?”
Um mentor ajudaria a Maria a ter novas idéias para completar suas tarefas. Dira algo como por exemplo: “Maria, quando comecei a trabalhar nesta área eu tinha dificuldade em organizar minha agenda. Algumas das coisas que fiz e que funcionaram foram…”
Coaching ou Mentoria?
Optar por coaching ou mentoria depende do objetivo do relacionamento. Se o indivíduo está buscando soluções em uma área específica, como o gerenciamento de uma padaria ou a monetização de um novo aplicativo, este apoio cairia na categoria da mentoria. Já o desenvolvimento de habilidades de liderança, relacionamentos interpessoais, desenvolvimento de autoconhecimento e metas pessoais, estes objetivos serão melhor alcançados através de um processo de coaching. É importante deixar claro que ambos são métodos eficazes e importantes para impulsionar a sua carreira!